Esse é um assunto que causa de muitas controversias e por incrivel que pareça ainda dá arrepio em muita gente, mas a realidade é que nem de longe a leitura músical é um bicho de sete cabeças.

É fato que tanto a leitura como a escrita musical necessitam de um certo empenho, porem, nada que não possa ser superado com um pouco comprometimento e dedicação. Como todos já sabem, escrita músical por meio de partituras é uma linguagem universal entre os músicos e assim como qualquer outra linguagem, ela precisa ser aprendida.

Sem sombra de duvida, a leitura músical pode lhe proporcionar uma enorme vantagem sobre todos outros músicos que não a dominam, e essa vantagem, se manifesta em praticamente todas as esferas e seguimentos musicais.

Vejamos algumas dessas vantagens:

1. A partir do momento em que você começa a ler música, um outro leque de possibilidades se descortina e você passa a ter um acesso infinitamente mais rápido e direto ás obra de todos os grandes músicos e assim, aprender diretamente com os grandes mestres da humanidade. Voce tambem e passa a ser cada vez menos dependente de seu professor podendo caminhar sozinho na direção que preferir e no estilo que desejar e isso vale para qualquer instrumento. Quando se fala sobre leitura músical, o jogo passa a ter outros nomes e alguns deles são: – INDEPENDENCIA, AUTONOMIA, AGILIDADE, EXATIDÃO e EFICIENCIA e é exatamete isso o que você vai passar a ter.

2. Se você é um compositor, atravez da escrita musical você vai poder escrever e eternizar sua obra, tanto para que você, ou outros músicos a executem. Por outro lado, caso você não saiba, é muito comum compor uma musica e esquece-la ao todo em parte pouco depois da musica ter sido composta. Alem disso, quando compomos uma música, quase sempre tambem temos em mente o arranjo de outros instrumentos, porem, se você não toca esse instrumento é bem mais dificil a comunicação com outros músicos para explicar exatamente aquilo que você quer e dominando a leitura e escrita musical, você poderá escrever exatamente o que deseja que outros músicos façam  no transcorrer do arranjo que você imaginou.

3. Se você é um músico da noite, destes que tocam em 3 ou 4 bandas com um repertório de 80 a 100 musicas de estilos diferentes em cada banda, você é obrigado a gastar muito tempo tirando musicas de ouvido, só que a coisa não acaba ai, pois esse repertório tem de ser revisado de novo a cada apresentação. Nestes casos a escrita músical funciona como uma memória auxiliar pois permite que depois tirada a música você a escreva e toda vez que você necessitar, ela já estará la, certinha, com todas as convenções e arranjos. Eu mesmo tenho mais de 80 (sim, 80) pastas com arranjos de bandas com as quais já toquei e todas as vezes que tenho de tocar de novo com o pessoal, as vezes muitos anos depois, lá estão as músicas. Basta colocar as partituras em ordem, dar uma estudadinha (se houver tempo para isso) e atacar com o time, pois nestes casos a leitura funciona como uma memória auxiliar.

4. Se você toca em uma orquestra então nem se fala. Neste caso a leitura músical é imprescindivel. Afinal como tirar de ouvido e memorizar cada uma das 100.000 notas que um pianista executa durante um concerto de piano erudito? É possível? Sim…. Mas…. Dificil pra caramba.

5. Se você é professor de música e não conhece leitura músical, (sim, conheço muitos professores que não sabem ler música) seus alunos vão ter de depender unicamente da memória para absorver todas as escalas, arpejos, licks e musicas que você passa para cada um deles, ao passo que se você sabe ler e escrever música e seus alunos já são iniciados no assunto, basta você lhes entregar a partitura sem contar que sem conhecer leitura músical, você nunca terá a oportunidade de lecionar em grandes e renomadas escolas de musica.

6. Se você já é ou pretende ser um músico de estúdio, ou apenas participar de uma ou outra faixa em gravações de amigos ou bandas, nem se fala, pois em uma grande parte das vezes você chega no estúdio sem nunca ter ouvido a música e sem nem ao menos imaginar o que você terá de tocar. Chegando lá, o produtor ou o maestro lhe da uma partitura, ou uma guia com tudo o que você vai ter de tocar em cada faixa. Outra caracteristica de músicos de estudio é a leitura a primeira vista (ou quase), pois a velocidade e exatidão com que você consegue aprender e executar uma musica exerce um profundo impacto no orçamento total do projeto. Bons estudios custam caro e nesse caso como em todos os outros TIME IS MONEY. Realmente, são raros os musicos que possuem leitura a primeira vista, mas tenha certeza, eles existem e eu conheço alguns.

7. Se você sabe ler musica e entra em uma banda com musicos profissionais que já tem o repertorio escrito, seja ele feito de composições próprias, perfect cover ou releituras de musicas já existentes, a diferença ainda é maior. Caso a banda ou artista já tenha o repertório escrito, voce pode reduzir o seu tempo de adaptação na banda de dezenas de ensaios (o que inviabilizaria sua entrada na banda, pois lembre-se TIME IS MONEY e com uma banda parada musicos profissionais não poderiam fazer shows e faturar, para para apenas algumas horas e isso já aconteceu varias vezes comigo. Imagine, um sábado a tarde e o telefone toca para que voce substitua um músico que por algum motivo teve de faltar e subir no palco sem ensaio e sem ao menos conhecer nenhum dos músicos e ainda fazer um bom show. Acredite, isso já ocorreu comigo dezenas e dezenas de vezes.

8. Uma outra coisa é que a leitura e a escrita músical permite a quem a conheça, poder estabelecer uma linguagem comum entre todos os músicos, por ex: o cara chega e diz .. em tal compasso você entra uma colcheia antecipada … mesmo sem você estar usando partituras, mas pare entender, você tem de saber o que é uma colcheia . (Este é apenas um entre dezenas de exemplos)

9. Entre os musicos profissionais, quem domina pelo menos em parte a leitura e escrita musical tem seu campo de trabalho expandido, pois passa a ter condições de atuar em vários seguimentos.

10. A leitura musical também lhe permite fazer o vestibular para uma graduação em musica em qualquer universidade.

Existem mais uma infinidade de motivos para que você saiba ler música, porem, devo esclarecer que conheço músicos fantasticos que não sabem ler partituras. Isso ocorre pelo excepcional talento pessoal e dedicação destes musicos. Como essas pessoas acabam se tornando músicos fantasticos mesmo sem saber ler? Devo dizer que essa é sempre uma exceção a regra, pois eles se tornaram grandes musicos APESAR de não saberem ler musica. Via de regra são pessoas que já vieram de fabrica com um ouvido musical e memoria privilegiados, é o tal de ouvido (e memória) absoluto. São pessoas, que alem de serem altamente talentosas, são por demais  dedicadas e que passam o dia inteiro com o instrumento na mão, estudando, treinando, tirando musicas e etc. Basta pensar num Jimi Hendrix, Eric Clapton, Paul McCartney e outros tantos GENIOS, porem, eles são a exceção e não a regra e posso afirmar com certeza, que se eles soubessem ler e escrever musica a vida deles teria sido infinitamente mais produtiva e mais facil.

Alias, devo acrescentar que em toda minha vida musical (mais de 4 décadas dedicadas a música) eu nunca vi um musico que dominasse a leitura musical arrependido de saber ler ou escrever partituras, porem, já vi centenas de casos e conheci centenas de pessoas que tristemente não conseguiram realizar ou foram impedidos de entrar em vários trabalhos por não saber ler música.

Em resumo, a leitura musical não é uma obrigação, E SIM, uma ferramenta que pode de maneira muito eficaz potencializar sua capacidade musical em termos de comunicação, memorização, aprendizado rapido, dominio de varias linguagens musicais, fluencia, talento e sempre vai impactar positivamente na concretização de seu mais importante objetivo mais importante que é: FAZER MUSICA DE QUALIDADE.

E por outro lado, eu não estaria sendo honesto se não lhe dissesse que de nada adianta você saber ler partituras e não dominar seu instrumento, não ter uma boa tecnica, não saber harmonia, escalas, arpejos, improvisação, percepção etc. Alem de tudo, você também vai precisar de ter INTIMIDADE COM O SEUS INSTRUMENTO e ter um repertório grande nos vários estilos a que você quer se dedicar. Pois saiba que a leitura músical será sempre sua melhor companheira e sempre vai lhe auxiliar em cada um dos itens escritos acima.

Imagine sua vida se você não fosse alfabetizado, você não conseguiria fazer uma infinidade de atividades desde assistir a filmes com legendas, se orientar atravez de placas numa estação de metro, em um aéroporto, pegar um onibos, encontrar uma rua, usar um celular ou até ler o cardapio de um restaurante… Nada disso lhe seria possivel. Você conseguiria sobreviver? A resposta é SIM, porem… Seria imensamente mais dificil e restritivo.

Ao estudar leitura músical, com a pratica e com o passar do tempo você notará pouco a pouco suas habilidades crescerem até chegar ao ponto de você pegar uma partitura e mesmo sem o instrumento na mão, ouvir e cantar a musica dentro de seu cerebro mesmo estando em silencio, exatamente como você faz ao ler um texto. E tenha certeza que SIM, isso existe!

A vida é ação e reação e cada atitude que você tem HOJE e agora vai definir o futuro que você quer ter. Que tipo de musico você gostaria de ser?

Para finalizar eu gostaria de abrir um debate com duas perguntas:

1) Se você já lê musica, o que você já consquistou por ter essa habilidade e o que você diria para os músicos que não acreditam na leitura músical ou que ainda não encontraram motivação suficiente para isso?

2) Vc pretende aprender a ler música? Por que até hoje não aprendeu? Vc acha que o dominio da leitura músical abriria mais portas e lhe daria mais qualidade musical? Existe algum episodio, circunstancia ou professor que no seu processo de aprendizado musical lhe traumatizou de alguma forma?

Me enviem seus comentários,

Chiquinho Frajola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *